segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Cozinhar Faz Bem Para a Sua Sanidade!

Cozinhar Faz Bem à Sua Saúde Mental -  E Aqui Vão 5 Motivos. 


Lendo alguns artigos da revista Time, me deparei com uma dessas listas de coisas que supostamente fazem diferença em nossas vidas e esbarrei com essa. São 5 razões muito simples, mas muito valiosas. Para os amantes da cozinha, cozinhar é uma terapia (e a maioria diz exatamente isso). Faz sentido. O simples foco na atividade de cozinhar, no ritual de buscar ingredientes, seguir uma receita, controlar o fogo e a temperatura já nos distrai de todo o resto, logo, conseguimos relaxar. Segue abaixo as 5 razões dadas pela TIME de por quê cozinhar faz bem à mente.
O Artigo original não usa a palavras "cooking", que no português seria "cozinhar", mas sim a palavra "baking" (assar), que está relacionada à doces e panificação. Sendo assim, tenham em mente, ao ler minha tradução/adaptação do texto que o artigo está referindo-se à assar bolos, pães e doces. 

(Foto do Flickr de Mrs Magic)

Misturar ingredientes na cozinha pode fazer muito mais do que apenas criar comidinhas gostosas, de acordo com um número cada vez maior de pesquisas feitas tanto dentro do mundo da culinária quanto no mundo da saúde mental. Na verdade, descobriu-se que cozinhar* tem um valor terapêutico que tende a aliviar a depressão e a ansiedade. E considerando que uma em quatro pessoas irão experimentar algum tipo de problema mental em algum momento de suas vidas (pesquisa feita nos EUA pelo The National Institute of Mental Health) esse tipo de terapia faz bem à toda a família, já que cozinhando em grupo é possível estreitar os vínculos, entre outros beneffícios.  

1. COZINHAR, DE MODO GERAL, É UMA PRÁTICA DE MEDITAÇÃOQualquer atividade que consuma toda a sua atenção - especialmente se ela for simples e repetitiva - pode ter propriedades calmantes e de meditação. O processo de medir as quantidades de manteiga e açúcar, de bater os ovos e sovar a massa cria um espaço na mente e diminui o fluxo e o desenvolvimento de pensamentos negativos. 


(Foto do Flickr Elana´s pantry)

2. ASSAR PÃES E BOLOS ATIVA OS SENTIDOS
A textura da farinha, o som da batedeira e claro, o cheiro inigualável do produto final - todas essas experiências estimulam os sentidos que aumentam a produção de endorfina e, conseqüentemente, aumentam a sensação de bem-estar.


(Flickr foto de arbyreed)

3. ATIVIDADES RELACIONADAS À NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO SÃO AGRADÁVEIS
Assar pães e doces - e qualquer outro tipo de atividade culinária ou de preparação de comida - se trata, em essência, de oferecer sustento e nutrição para nós mesmos e para os outros. Para internalizar esse benefício, faça um esforço e foque toda a sua atenção em ingredientes saudáveis, no amor e na dedicação que você coloca naquilo que você cozinha.   

(Flickr foto de Emily Carlin)

4. FAZER PÃES E BOLOS EXERCITA A CRIATIVIDADE
Vários estudos em psicologia mostram que existe uma conexão muito forte entre ser criativo e ter a sensação de bem-estar. Assim, vá enfrente e experimente fazer aquela receita nova, aproveite e inove na cobertura também! ;) 


(Flickr foto de ginnerobot)

5. FAZER OUTRAS PESSOAS FELIZES
Uma das melhores coisas de se fazer bolos ou cupcakes, por exemplo, é que você pode distribuir suas criações e fazer com que outras pessoas se sintam felizes que, em troca, também te faz feliz. É cientificamente comprovado que ser motivo de felicidade na vida de alguém nos faz sentir felizes então, por que não? Todo mundo sai ganhando!

Fonte: http://www.goodnet.org/articles/5-reasons-baking-good-for-mental-health

Nenhum comentário:

Postar um comentário